No evento, ele também anunciou a liberação de novos recursos a partir dos Fundos de Investimento do Nordeste (Finor) e de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) para a obra da ferrovia, além de estrear o trecho de Missão Velha.
Lula também assinou uma medida provisória que permitirá a instalação de um grande data center no complexo portuário do Pecém , na cidade de São Gonçalo do Amarante.
“Um investimento, que nessa primeira etapa, vai chegar a quase 50 bilhões de reais, gerando emprego, oportunidades para o povo cearense”, disse o ministro da Educação Camilo Santana.
Já o governador Elmano ressaltou o trabalho dos ministérios da Casa Civil e da Integração para a liberação de recursos para a obra da Transnordestina junto ao Congresso Nacional. Elmano também citou o trabalho do deputado federal José Guimarães e da senadora Augusta Brito.
Lula visita trecho da Transnordestina em Missão Velha, no Ceará. — Foto: Kid Júnior/Sistema Verdes Mares
Presidente visitou um dos trechos já finalizados da ferrovia Transnordestina no Ceará. — Foto: TV Verdes Mares
A Transnordestina é um dos maiores projetos de infraestrutura do Nordeste. Atualmente, 280 km de obras estão em execução, criando mais de 4 mil empregos diretos e envolvendo mais de R$ 4 bilhões em contratos assinados.
A previsão é de que a Transnordestina comece a operar no final de 2025, com o início do comissionamento da linha ferroviária. Nessa fase inicial, os primeiros transportes de carga seguirão do Terminal Intermodal de Cargas do Piauí, atendendo principalmente a região centro-sul do Ceará e partes do interior de Pernambuco. A ferrovia vai transportar principalmente produtos agrícolas, como soja, farelo de soja, milho e calcário.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: