O crime aconteceu em 5 de maio, no Bairro Genibaú, onde Silvio foi para receber uma quantia de R$ 4 mil referente a um pagamento. Ao chegar ao local combinado, porém, ele foi atacado pelos criminosos e morreu dentro do próprio veículo.
Advogado assassinado em Fortaleza foi atraído ao local do crime sob o pretexto de receber pagamento de R$ 4 mil. — Foto: Arnaldo Araújo/ SVM
Dias antes de ser assassinado, Silvio recebeu várias ligações de uma pessoa que insistia para que ele fosse ao bairro receber o dinheiro. A vítima relutou e pediu que o dinheiro fosse enviado por Pix, porém a pessoa informou que não tinha como fazer transferência bancária.
Baseado nas investigações, o Ministério Público do Ceará (MPCE) afirmou que a motivação do crime estaria relacionada ao fato do advogado não ter conseguido a soltura de um integrante de facção criminosa. Porém, a polícia não confirmou essa versão.
Segundo a Polícia Civil, Lucas Rolim foi capturado no município de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, após uma investigação conduzida pela 2ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Outros três homens foram presos anteriormente pelo crime.
Lucas já possui antecedentes criminais por organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico. Mesmo com o histórico de crimes, ele estava constava com a situação “regular” junto a OAB-Ceará.
Ligação com facção
Investigações da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) apontaram na época que o advogado atuava na elaboração de planos de fuga para presidiários, tinha influência no tráfico de drogas e participava na logística delitiva da organização criminosa.
Antes disso, a polícia já havia apreendido na casa dele bilhetes que demonstraram que o advogado intermediava de forma frequente a comunicação entre membros da facção que estão presos e os que se encontram em liberdade.
Outros presos
Presos três suspeitos de morte de advogado no Genibaú
Em junho deste ano, a Polícia Civil capturou outros três homens envolvidos na morte do advogado Silvio Vieira.
Dois suspeitos, um de 19 anos e outro, de 20 anos, foram localizados em um imóvel do Bairro Siqueira, em Fortaleza. O primeiro possui antecedentes criminais por tráfico de drogas, roubo a pessoa e contravenção penal. Quando adolescente, ele respondeu a atos infracionais análogos aos crimes de roubo, receptação e furto.
O outro capturado tem passagem por contravenção penal e, respondeu, quando adolescente, a ato infracional análogo ao crime de roubo a pessoa.
Já o terceiro indivíduo, um homem de 28 anos, com tem antecedentes por posse ou porte ilegal de arma de fogo, homicídio e furto, foi preso em uma residência no Bairro Autran Nunes, também na capital.
Quem era a vítima
Silvio Vieira era especializado em Direito Criminal e atuava como conselheiro seccional da OAB-CE para a gestão 2025-2027. — Foto: Instagram/ Reprodução
Formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), o advogado Silvio Vieira era especializado em Direito Criminal e atuava como conselheiro seccional da OAB-CE para a gestão 2025-2027.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará