Cearense Série A 2026 é lançado oficialmente
Créditos: Lucas Emanuel/FCF
No Marina Park Hotel, na tarde desta quinta-feira (23), a Federação Cearense de Futebol realizou oficialmente o lançamento do Campeonato Cearense Série A de 2026. Com a presença de toda a diretoria da Casa do Futebol Cearense, dirigentes, ex-atletas e representantes da imprensa, o evento ocorreu logo após a reunião que definiu a fórmula de disputa do certame, aprovada por unanimidade pelos dez clubes participantes.
O narrador esportivo Brenno Rebouças foi o responsável por conduzir a cerimônia. O encontro foi aberto com a exibição do vídeo de lançamento do Cearense 2026. Em seguida, a palavra foi passada ao presidente da FCF, Mauro Carmélio, que comentou sobre a nova fórmula da competição e fez um balanço da edição de 2025.
“É com muita alegria que estamos reunidos aqui mais uma vez para comentar sobre o Campeonato Cearense. Nova fórmula de disputa e tenho certeza do alto nível competitivo que teremos ano que vem. Isso reforça mais uma vez que teremos o melhor estadual de todos os tempos”, afirmou.
Antes de encerrar sua fala, o presidente Mauro Carmélio prestou uma homenagem da Casa do Futebol Cearense a Emanoel Bocão, dirigente esportivo e presidente do Maranguape Futebol Clube, falecido em agosto deste ano, aos 64 anos. A homenagem foi entregue em forma de placa a seu filho, Brenno Rebouças — que também apresentou o evento —, e a seu irmão, Brunno Rebouças, que assumiu a presidência do clube.
Finalizada a participação do presidente, ocorreu a realização do sorteio. Os 10 clubes foram distribuídos em cinco potes, de acordo com o Ranking Cearense de Clubes Profissionais de 2025. Seguindo o critério de regionalização, Iguatu e Quixadá deverão, obrigatoriamente, integrar grupos diferentes, o que resultou em um sorteio casado entre os potes 3 e 5.
Pote 1: Fortaleza e Ceará
Pote 2: Ferroviário e Floresta
Pote 3: Iguatu e Maracanã
Pote 4: Horizonte e Tirol
Pote 5: Maranguape e Quixadá
Após o sorteio, os grupos ficaram da seguinte forma:
Grupo A: Fortaleza, Ferroviário, Maracanã, Horizonte e Quixadá.
Grupo B: Ceará, Floresta, Iguatu, Tirol e Maranguape.
Para comentar sobre a definição dos grupos, o vice-presidente da FCF, Eudes Bringel, assumiu o microfone e falou da importância da competitividade entre as dez equipes participantes do Cearense 2026.
“Como em todo sorteio, aqui podemos constatar o nível do competitividade do nosso estadual. Teremos dez equipes que lutarão ponto a ponto desde o primeiro jogo e se estenderá até a final, quando conheceremos o grande campeão da temporada”, disse.
De vice-presidente para outro vice-presidente, Mauro Carmélio Neto destacou e reforçou a cobertura midiática que certame estadual apresentará na temporada.
“O Cearense de 2026 continuará com suas novidades e tecnologias. Teremos a transmissão confirmada de cinco plataformas. Tudo isso para levar interatividade, informações e o bom futebol para o torcedor cearense”, concluiu.
O Cearense 2026 está programado para iniciar no dia 7 de janeiro com encerramento em 8 de março.
Daniel França
Departamento de Comunicação
Federação Cearense de Futebol
(85) 32066523
Danielfranca@futebolcearense.com.br












