
O Flamengo garantiu nesta quarta-feira (29) sua vaga na final da Libertadores de 2025 ao empatar por 0 a 0 com o Racing, no El Cilindro, em Avellaneda, na Argentina. Após vencer o duelo de ida por 1 a 0 no Maracanã, o time rubro-negro segurou a pressão dos argentinos e assegurou um lugar em mais uma decisão continental. O adversário será definido nesta quinta-feira (30), quando Palmeiras e LDU se enfrentam no Allianz Parque. A equipe equatoriana venceu o jogo de ida, em Quito, por 3 a 0. A final está marcada para o dia 29 de novembro, no estádio Monumental, em Lima, no Peru.
Essa será a quarta final de Libertadores do Flamengo nos últimos sete anos — o clube venceu em 2019 e 2022 e ficou com o vice em 2021. No duelo em Avellaneda, o início foi marcado por atraso e interrupções causadas pelos fogos da torcida local, mas o Flamengo não se intimidou e criou as melhores chances do primeiro tempo. Luiz Araújo, Carrascal e Arrascaeta se destacaram nas investidas ofensivas, obrigando o goleiro Cambeses a boas defesas.
O Racing, por sua vez, abusou dos cruzamentos e teve dificuldades para ameaçar a meta defendida por Rossi, que fez defesa decisiva em cabeceio de Conechny. Almendra também desperdiçou boa oportunidade ao chutar por cima. A pressão argentina se intensificou na etapa final, especialmente após a expulsão de Plata, que reagiu com um tapa após ser provocado por Marcos Rojo. Mesmo com um a menos, o Flamengo manteve a postura defensiva e contou novamente com boas intervenções de Rossi para segurar o resultado.
Já nos minutos finais, o Racing tentou o “chuveirinho” incessantemente, mas faltou criatividade. Em uma das poucas jogadas diferentes, Colombo arriscou de fora da área e assustou, enquanto Vietto teve chance clara defendida por Rossi. Com o empate, o Flamengo chega à decisão da Libertadores e agora volta as atenções ao Brasileirão. Vice-líder do torneio nacional, o time encara o Sport no sábado (1º), no Maracanã.
*Com informações do Estadão Conteúdo










