A subestação de energia do Hospital Geral Dr. César Cals, em Fortaleza, onde houve um incêndio na manhã desta quinta-feira (13), havia passado por uma manutenção um dia antes. A informação foi confirmada pela secretária da Saúde do Ceará (Sesa), Tânia Mara Silva Coelho.
“Essa subestação é nova, só tem dois anos e ontem foi realizada uma manutenção”, informou.
As chamas atingiram a área externa do hospital e foram controladas por volta de 11h30, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Conforme a Secretaria da Saúde, nenhuma área assistencial foi atingida e não há feridos.
Após o incêndio, todos os pacientes foram transferidos para outras unidades de saúde, incluindo 117 bebês e 153 mulheres, entre gestantes e puérperas. Parte da estrutura do hospital já foi reenergizada com o apoio de dois geradores, mas, por questões de segurança, a Secretaria da Saúde do Ceará decidiu realocar todos os pacientes até a conclusão da perícia no local.
Incêndio no Hospital Dr. César Cals, em Fortaleza, teve início na subestação de energia. — Foto: Kid Junior/Sistema Verdes Mares
Bebê é transferido do Hospital Dr. César Cals após incêndio na unidade. — Foto: Fabiane de Paula/Sistema Verdes Mares
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou as unidades — da rede municipal e estadual — que estão recebendo os pacientes transferidos. Veja a lista abaixo:
- Hospital Universitário do Ceará (HUC)
- Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM)
- Hospital Infantil Albert Sabin (Hias)
- Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA)
- Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher)
- Hospital Distrital Gonzaga Mota de Messejana
- Hospital Distrital Gonzaga Mota José Walter
- Hospital Distrital Gonzaga Mota Barra do Ceará

Incêndio é registrado no Hospital Geral Dr. César Cals
Incêndio ocorreu em subestação de energia
Populares fizeram cordão humano para ajudar no resgate. — Foto: Ismael Soares/ Sistema Verdes Mares (SVM)
Em nota, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) disse que o incêndio foi registrado na subestação de energia do hospital. “As equipes do Corpo de Bombeiros e da concessionária de energia atuaram de forma imediata, controlando as chamas e a fumaça prontamente. Nenhuma área assistencial foi atingida e não há feridos“, pontuou a pasta.
O governador Elmano de Freitas acrescentou que determinou a transferência dos pacientes para outra unidade até a “plena normalidade” do Hospital César Cals.
Pacientes serão transferidos para outras oito unidades de Fortaleza. — Foto: Ismael Soares/ Sistema Verdes Mares (SVM)
Tânia Mara informou em coletiva de imprensa que a “situação está sob controle e que as causas do incidente estão sendo apuradas”.
“Primeiro queria esclarecer que o incêndio ocorreu na subestação do hospital, subestação de energia, que é nas docas lá atrás, não foi dentro da área assistencial. A gente está fazendo um plano de contingência por segurança e proteção dos pacientes. Não existe nenhuma vítima. O incêndio foi na parte externa. Já está totalmente controlado, mas nós vamos ter que fazer algumas mudanças elétricas no hospital. Para garantir que não haja nenhuma complicação pra paciente nenhum, nós estamos agora fazendo a operação de comboio pra transferir os pacientes”, falou Tânia.
Já a Enel Distribuição Ceará, operadora de energia elétrica, informou que “houve um defeito interno na rede de energia local, que é de responsabilidade do Hospital César Cals”.
A empresa realizou um desligamento emergencial na unidade hospitalar para garantir os trabalhos das autoridades.
“A distribuidora informa ainda que também deslocou geradores e equipe especializada para prestar o apoio necessário durante a ocorrência”.

Pacientes, bebês e funcionários são retirados do Hospital Dr. César Cals durante incêndio
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:










