
App Meu Ônibus permite rastrear transporte público em Fortaleza
Uma atualização no aplicativo “Meu Ônibus”, usado por passageiros do transporte público de Fortaleza, amplia as funcionalidades para melhorar a informação, a segurança e a mobilidade dos usuários na capital cearense. A ferramenta agora permite rastrear os veículos em tempo real e saber o tempo exato de chegada do ônibus à parada desejada.
Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
De acordo com João Luís, gerente de operação do Sindiônibus, a nova versão do app surgiu após pesquisa e ouvidos os próprios usuários. “A ideia é dar mais acessibilidade, mais comodidade e segurança para o usuário do transporte público de Fortaleza”, explicou em entrevista à TV Verdes Mares.
Como funcionam as novas ferramentas
Ao abrir o aplicativo, que está disponível nas principais lojas de aplicativos (Android e iOS), o usuário já visualiza as paradas próximas à sua localização, configurando um raio de busca que pode variar de 300 metros a 1 quilômetro. O app também oferece a opção de ser configurado em três idiomas: português, inglês e espanhol.
Ao selecionar uma parada específica, o sistema mostra em tempo real a previsão de chegada das linhas que atendem aquele ponto, com a indicação de se o veículo é acessível ou não. “Praticamente toda frota de Fortaleza já é acessível e tem a indicação aqui”, destacou João Luís.
Uma das novidades é a função “Planeje Sua Viagem”. Nela, o passageiro coloca seu ponto de origem (que pode ser a localização atual) e o destino. O aplicativo então oferece até quatro opções de itinerário, detalhando quais linhas pegar, o tempo estimado de viagem e até os trechos que devem ser feitos a pé.
Compartilhamento da viagem e segurança
Outra funcionalidade destacada pelo gerente é a possibilidade de compartilhar a viagem em andamento. Após embarcar no ônibus escolhido, o usuário pode compartilhar o link do trajeto via WhatsApp com familiares ou amigos.
“Você consegue acompanhar em tempo real o seu trajeto. Eu não estou compartilhando a localização do indivíduo, mas do nosso ônibus. Enquanto o carro estiver em viagem, ele está dividindo aquela informação”, esclareceu João Luís.
A atualização também deu mais destaque à função “Nina”, um sistema de denúncia e suporte, principalmente para mulheres vítimas de assédio no transporte público. Caso ocorra um incidente, a pessoa pode acionar o botão dentro do app, sendo direcionada para uma linha segura no WhatsApp.
Lá, ela pode descrever o ocorrido e informar dados como número do veículo, linha e horário. “Com essa informação que chega para nós, nós já reservamos imagens do circuito interno de TV daquele veículo e já disponibilizamos em um banco de dados que a própria Delegacia das Mulheres, ao receber essa denúncia, ela já vai lá buscar essa informação para subsidiar o inquérito”, explicou o gerente.
A principal proposta, segundo João Luís, é tornar a circulação pela cidade mais fácil, seja para o fortalezense que vai a uma região desconhecida, seja para quem vem de outro estado ou país.
App permite saber em quanto tempo ônibus chega à parada em Fortaleza e recebe novas funções
TV Verdes Mares/Reprodução
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:











