A receita traz o diferencial do melaço da cana-de-açúcar e da castanha torrada. Confira.
-
Em vez da famosa calda de caramelo, ele é feito com o melaço da cana-de-açúcar e um pralinê de castanha, uma mistura cozida de açúcar e castanha torrada, ou seja, uma castanha caramelizada.
Aprenda a fazer um pudim com calda de castanha e melaço de cana. — Foto: TV Verdes Mares
Em vez da famosa calda de caramelo, ele é feito com o melaço da cana-de-açúcar e um pralinê de castanha, uma mistura cozida de açúcar e castanha torrada, ou seja, uma castanha caramelizada. Aprenda como preparar uma versão de pudim “arretado”.
Ingredientes
- 1 caixa de leite condensado
- 200 ml de leite integral
- 4 gemas
- 50 g de açúcar
- 50 g de castanha
- 50 ml de melaço de cana-de-açúcar
Modo de fazer
O primeiro passo é preparar a massa do pudim. Misture o leite condensado, o leite integral e as gemas. Depois de despejar tudo em um recipiente, é só bater. A intenção é incorporar os três ingredientes.
Com a massa pronta, prepare a forma. Despeje o melaço e espalhe para que ela fique toda preenchida. Depois colocamos a massa por cima.
Depois, prepare o recipiente em banho-maria. Use a água quente, deixando até a metade da forma. Isso garante que o pudim fique mais liso e com textura mais cremosa.
Enquanto a massa está no forno, prepare o pralinê. Com a mão mesmo, quebre os pedaços de castanha. Logo depois, derreta o açúcar. O ponto do caramelo é quando os cristais de açúcar se dissolvem.
Quando o açúcar estiver todo derretido é só adicionar as castanhas e misturar. Depois coloque a mistura sobre um tapete ou papel-manteiga. Espalhe bem o caramelo para que depois consiga quebrá-lo.
Depois da massa cozinhar no forno e descansar na geladeira, é hora de finalizar. Desenforme com cuidade e deixe a calda escorrer por todos os lados. Por fim, enfeite com o pralinê. Quebre em pedaços menores e adicione em cima.