Bombeiros Militares socorrem capoeirista ferido durante salto em Jericoacoara
Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra
Guarda-vidas do CBMCE
Bombeiros Militares socorrem capoeirista ferido durante salto em Jericoacoara. Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17).
A princípio, na tarde deste sábado, 26 de julho, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) realizou mais um atendimento pré-hospitalar (APH) na praia de Jericoacoara. Assim, por volta das 15h30, populares acionaram a guarnição da 5ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militares, sediada em Jijoca de Jericoacoara, para socorrer uma vítima.
Neste sentido, os cabos Emanoel e Matheus Frota, e os soldados J. Martins e Filgueiras, rapidamente chegaram no para prestar os primeiros cuidados. Segundo testemunhas, o homem tentava realizar um salto mortal, típico da capoeira, quando perdeu o equilíbrio e caiu sobre a areia da praia. A vítima, do sexo masculino e 36 anos é de Baixa Grande do Ribeiro (PI), relatou fortes dores no joelho e incapacidade de se levantar.
Imediatamente, os bombeiros militares realizaram a imobilização da perna afetada. Em seguida, transportaram o paciente até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jericoacoara. Conforme os guarda-vidas, a suspeita é de rompimento do tendão do joelho, lesão comum em movimentos de impacto com erro na execução.
Como também, ocorrências desse tipo não são raras na região. Estima-se que 15% dos atendimentos realizados na praia envolvam ações de Atendimento Pré-Hospitalar (APH). Ainda assim, entre os casos mais frequentes, estão cortes nos pés por vidro ou rochas, queimaduras por águas-vivas e caravelas, quedas por desmaio e mal súbito, além de afogamentos.
A ocorrência reforça a importância da presença constante de equipes treinadas nas praias. Além disso, destaca a necessidade de cautela ao praticar atividades físicas de risco.