
Um levantamento do Índice Global da Fome de 2025 revela que o Brasil ocupa a oitava posição entre os países da América do Sul mais afetados pela fome. Embora a nação permaneça na categoria de “fome baixa”, o estudo indica uma piora no desempenho, com a pontuação do país subindo de 5,4 para 6,4 pontos. O ranking regional é liderado pela Bolívia, que se encontra na categoria de “fome moderada” com 14,6 pontos. O índice avalia a situação da fome com base em quatro indicadores principais: desnutrição calórica, atraso no crescimento infantil, baixo peso e mortalidade infantil.
O relatório também destaca que o progresso no combate à fome na América Latina e no Caribe está estagnado desde 2016. A meta de erradicar a fome até 2030, parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, provavelmente não será alcançada. Entre os principais obstáculos citados estão os conflitos armados, crises econômicas e as mudanças climáticas.
Globalmente, o estudo aponta que a fome atinge 35 países de forma preocupante, com sete deles em estado considerado alarmante.
*Com informações de Danúbia Braga
*Reportagem produzida com auxílio de IA












