Dos dez municípios com as maiores precipitações, nove estão na região norte do Ceará. Entre eles, está Pacujá, na Serra da Ibiapaba, que registrou a maior chuva desde o início da série histórica da Funceme. Foram 230 milímetros, superando a precipitação o recorde anterior, do dia 18 de dezembro de 1985, de 147,4 mm.
Em Pacujá, a chuva histórica destruiu estradas vicinais, arrastou árvores, invadiu casas e deixou comunidades isoladas. (Veja acima)
Conforme a Funceme, os municípios que registraram as maiores precipitações foram:
- Pacujá: 230 mm
- Acaraú: 192 mm
- Itarema: 189 mm
- Forquilha: 184 mm
- Graça: 182 mm
- Mucambo: 180 mm
- Tauá: 180 mm
- Groaíras: 166.2 mm
Chuva em Pacujá alagou comunidades e destruiu estradas — Foto: Reprodução
No município de Hidrolândia, na região do Sertão de Crateús, moradores também registraram estradas destruídas e comunidades isoladas. A situação foi semelhante em Forquilha, onde testemunhas fizeram imagens de áreas completamente cobertas pela água da chuva.
Moradores filmaram estradas destruídas ou submersas pela chuva em Hidrolândia — Foto: Reprodução
Áreas alagadas no município de Forquilha, que registrou uma das maiores chuvas do Ceará entre a terça (14) e a quarta (15) — Foto: Reprodução
Motoristas, moradores e passageiros de ônibus registraram os impactos da chuva em diferentes pontos da cidade. Avenidas como Pontes Vieira, Heráclito Graça, 13 de Maio, entre outras, registraram engarrafamento devido à chuva.
Forte chuva alaga ruas, apaga semáforos e causa transtorno no trânsito de Fortaleza.
O volume de água também teve impacto nas rodovias que cruzam o Ceará.
Entre as 16 horas de terça e as 7 horas da manhã de quarta, a Polícia Rodoviária Federal registrou 7 acidentes na BR-222, que estava com a pista molhada. Entre eles, tombamentos, colisões e capotamentos envolvendo carros de passeio, caminhões ou ônibus.
PRF registrou 7 acidentes na BR-222 com a pista molhada, em um período 15 horas — Foto: Reprodução
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará