Cultura na Calçada: Secultfor lança programa para escuta e diálogo nos territórios de Fortaleza Série de encontros abertos circulará nas 12 Regionais de Fortaleza, entre os meses de junho e julho, convidando a população a compor o plano participativo da Cultura
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), dá início ao Cultura na Calçada, programa de escuta e diálogo que percorrerá as 12 Regionais de Fortaleza, a fim de seguir com a descentralização das decisões e fortalecer a participação da sociedade civil na construção das políticas culturais da cidade. Entre 9 de junho e 7 de julho, espaços culturais, escolas municipais e sedes de Regionais e Cucas receberão os encontros de escuta ativa e diálogo com a população.
A iniciativa tem como objetivo aproximar a Secretaria dos territórios e garantir que as políticas públicas culturais reflitam as realidades locais, por isso, é fundamental a adesão de artistas, agentes culturais, coletivos, produtores e da população em geral.
Para a secretária da Cultura, Helena Barbosa, ao territorializar a política cultural, o Cultura na Calçada reafirma o compromisso com uma gestão pública efetivamente democrática. “Desde o início da gestão, realizamos uma intensa agenda de encontros com os Fóruns de Linguagens e Conselhos de Cultura. Agora, a Secretaria amplia o diálogo, pois entendemos que esse intercâmbio possibilita que a população compreenda melhor o que faz a Secultfor, seus programas e oportunidades. Mais do que apresentar o que está sendo feito, essa iniciativa visa mobilizar a sociedade para integrar o Mapa Cultural de Fortaleza, participar ativamente dos conselhos, fóruns e editais, ampliando o acesso às oportunidades culturais em toda a cidade”, destacou a titular.
A partir do levantamento das demandas e as potencialidades de cada território, a circulação nas Regionais também possibilitará a qualificação e a ampliação da oferta cultural nas próprias Regionais, para além dos equipamentos geridos pela Secultfor.
Programação
Sempre com início às 18h30
Aberto ao público
9 de junho (segunda-feira)
Regional 5
Sede da Regional (Av. Oscar Araripe, 1030 – Bom Jardim)
10 de junho (terça-feira)
Regional 3
Sede da Regional (Av Jovita Feitosa, 3090 – Parquelândia)
11 de junho (quarta-feira)
Regional 4
Sesi Parangaba (Av João Pessoa, 6754 – Parangaba)
16 de junho (segunda-feira)
Regional 10
Sede da Regional (Rua Francisco Glicério, 290 – 1º andar do Maraponga Mart Moda – Maraponga)
17 de junho (terça-feira)
Regional 11
Complexo Mais Infância Maria de Lourdes Moreira Leite Lima (Rua Araguaiana, 77 – João XXIII)
18 de junho (quarta-feira)
Regional 8
Sede Regional 8 (Rua H, 313 – Parque Dois Irmãos)
24 de junho (terça-feira)
Regional 9
Cuca Jangurussu (Av. Gov. Leonel Brizola, s/n – Jangurussu)
30 de junho (segunda-feira)
Regional 12
Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)
1º de julho (terça-feira)
Regional 2
Escola Municipal José Ramos Torres de Melo (Av Abolição, 3984 – Mucuripe)
2 de julho (quarta-feira)
Regional 6
Sede Regional 6 (Rua Santa Clara de Assis, 580 – Messejana)
3 de julho (quinta-feira)
Regional 1
EFFM Maria Menezes de Serpa *Rua Dr. Quixadá Felício, 141 – Vila Velha)
7 de julho (segunda-feira)
Regional 7
Escola Prof. Fco Maurício de Mattos Dourado (Rua Desembargador Floriano Benevides Magalhães, 391 – Edson Queiroz)