“Não recebi nenhum pedido do governador do Rio de Janeiro, enquanto ministro da Justiça e Segurança Pública, para esta operação, nem ontem, nem hoje, absolutamente nada”, disse o ministro da Justiça Ricardo Lewandowski na tarde desta terça-feira (28).
O comentário foi feito em cerimônia na Assembleia Legislativa do Ceará, onde ele está para receber o título de Cidadão Cearense. O ministro destacou que o “a responsabilidade constitucional pela segurança pública nos estados é das autoridades locais, é do governador”.
“A Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e as forças federais têm uma competência muito limitada, constitucionalmente. As forças federais não são forças coadjuvantes das polícias militares e das polícias civis, nós auxiliamos o Rio de Janeiro no que pudemos”, disse o ministro. “No começo desse ano, o governador Cláudio Castro esteve no Ministério da Justiça pedindo a transferência de líderes das facções criminosas para as penitenciárias federais de segurança máxima. Foi atendido. Nenhum pedido foi negado”
Ao menos 64 pessoas morreram e 81 foram presas na megaoperação lançada nesta terça-feira (28) contra o Comando Vermelho (CV) nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Esta é a operação mais letal da história do estado, segundo números confirmados pelo Palácio Guanabara.
Infográfico – megaoperação contra facção no Rio tem mortos e feridos — Foto: Arte/g1
Ao ser questionado sobre como avaliava os resultados da operação até agora, o ministro da Justiça destacou a necessidade de utilizar táticas de inteligência para combater o crime.
“O combate à criminalidade, seja ela comum, seja ela organizada, se faz com planejamento, inteligência, coordenação das forças. Enfim, não posso julgar porque não estou na cadeira do governador, mas quero apresentar minha solidariedade às famílias dos policiais mortos, minha solidariedade às famílias dos inocentes que também pereceram nessa operação e me colocar à disposição para qualquer auxílio que for necessário”, continuou o ministro.

Vídeo mostra cenário de guerra e centenas de tiros no Complexo da Penha
Cerca de 2.500 agentes das forças de segurança do Rio de Janeiro saíram para cumprir 100 mandados de prisão durante mais uma etapa da Operação Contenção, uma iniciativa permanente do governo estadual para combater o avanço do Comando Vermelho por territórios fluminenses.
O ministro também cumpriu agenda na capital cearense na segunda-feira (27), durante abertura do II Fórum Global sobre Violência Doméstica e Subtração Internacional de Crianças, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, na Assembleia Legislativa do Ceará, onde recebeu título de Cidadão Cearense nesta terça-feira (28) — Foto: Érika Fonseca/Alece










