Depois de anunciar a sua aposentadoria de turnês, Elton John continua produzindo no mundo artístico. Com experiência em musicais – como quando compôs e tocou a trilha sonora mais vendida de um projeto de animação de todos os tempos, a de “O Rei Leão” –, o artista optou por continuar a trabalhar no meio. No dia 14 de novembro, o musical “Tammy Faye”, co-escrito por ele, estreou na Broadway. Porém, a repercussão negativa, tanto da crítica especializada quanto do público em geral, fez com que o encerramento do evento fosse adiantado.
O espetáculo havia sido bem recebido em Londres em 2022, no Almeida Theatre, tendo ficado em cartaz por três meses. Porém, em Nova Iorque, o desempenho da bilheteria foi catastrófico; na última semana, foi o espetáculo com a menor arrecadação na Broadway, apresentado em salas com 37% dos assentos vazios em um dos maiores teatros da região, segundo o The New York Times.
Portanto, ele será removido da programação no dia 8 de dezembro, apesar do grande investimento que recebeu para ser concebido; segundo um registro na Securities and Exchange Commission, o show foi capitalizado em até US$ 25 milhões, o limite máximo para um musical da Broadway atualmente, também de acordo com informações do jornal The New York Times.
Tammy Faye e o Musical
“Tammy Faye” acompanha a jornada da mulher homônima que revolucionou a televisão mundial por ter criado uma emissora cristã (PTL) junto ao seu marido, Jim Bakker, influenciando a maneira como os religiosos usavam a ferramenta para aumentar o número de fieis. Porém, a atividade que garantiu grande prosperidade ao casal Bakker também foi responsável por sua queda. No final dos anos 1980, Jim Bakker enfrentou 23 acusações de fraude por desviar doações dos fieis para financiar uma vida de luxo ao lado de sua esposa.
Além disso, o pastor teria utilizado recursos destinados ao canal cristão para silenciar uma ex-secretária, com quem manteve um caso extraconjugal. A mulher, supostamente, recebeu um pagamento para não revelar o ocorrido. Em 1990, Bakker foi condenado a 45 anos de prisão. O escândalo resultou na saída do casal da liderança do PTL, marcada por uma despedida transmitida ao vivo, onde eles buscaram confortar os telespectadores.
O musical conta justamente a história da ascensão e queda de Faye. Ele recebeu críticas como “um desastre de proporções bíblicas” pelo The New York Post e “estranhamente insosso”, afirmando que eles fizeram uma personalidade maior que a vida “menor que a vida”.
A equipe criativa responsável por contar essa história é extremamente talentosa. A trilha sonora é de Elton John, com letras de Jake Shears, do Scissor Sisters. Já o livro é de um dramaturgo britânico respeitado, James Graham, e a direção de Rupert Goold, o diretor artístico do Almeida Theater em Londres. A vencedora do prêmio Olivier (a maior honraria concedida no teatro britânico, considerado como o equivalente ao Tony Awards da Broadway), Katie Brayben, repete sua célebre performance como Tammy Faye Bakker, estrelando ao lado do vencedor do prêmio Tony, Christian Borle (como Jim Bakker).
Veja também:
O “Rocketman” continua a revolucionar o mundo, dentro e fora dos palcos
TBT: 29 anos de ‘O Rei Leão’, uma obra-prima da Disney
Descontos especiais para distribuidores