Ele substitui o ex-presidente Evandro Leitão (PT), que assumiu a Prefeitura de Fortaleza em 1º de janeiro de 2025. O momento foi presidido pelo deputado Fernando Santana (PT).
- Presidente: Romeu Aldigueri (PDT)
- 1º vice-presidente: Danniel Oliveira (MDB)
- 2ª vice-presidente: Larissa Gaspar (PT)
- 1º secretário: De Assis Diniz (PT)
- 2º secretário: Jeová Mota (PDT)
- 3º secretário: Felipe Mota (União)
- 4º secretário: João Jaime (Progressistas)
Em seu discurso, Romeu falou defendendo a democracia e criticando a desinformação nas redes sociais. Ele disse que terá um papel de “mediador de ideologias, posicionamentos e visões de mundo”.
“A missão que hoje me é confiada reforça meu compromisso inabalável com a promoção do bem comum, a defesa dos princípios democráticos, a defesa da Constituição, a construção de um Ceará mais justo, desenvolvido e socialmente equilibrado.”
Romeu também criticou o que chamou de “fascismo digital”, em referência à onda de fake news e desinformação que circula nas redes sociais. O presidente disse defender as redes sociais como “forma de comunicação moderna e abrangente”. Educação em tempo integral e combate à fome serão bandeiras de sua gestão, disse:
“Liberdade de expressão sempre, liberdade de agressão nunca (…) Todas as deficiências da democracia não suplantam as tragédias provocadas pelas ditaduras ao redor do globo terrestre.”
O prefeito de Fortaleza Evandro Leitão (PT) e o governador Elmano de Freitas participaram da solenidade de posse de Romeu Aldigueri como presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. . — Foto: Thiago Gadelha/Sistema Verdes Mares (SVM)
Perfil do novo presidente
Romeu Aldigueri é eleito presidente da Alece
Natural de Fortaleza, Romeu Aldigueri tem 54 anos e é formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). De 1999 a 2002, ele foi superintendente do Ibama no Ceará, e de 2003 a 2006 chefiou a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).
Em 2012, foi eleito prefeito do município de Granja, e em 2018 foi eleito deputado estadual do Ceará, cargo pelo qual foi reeleito em 2022. Ele era líder do governo na Assembleia, e faz parte da ala do PDT ligada ao senador Cid Gomes (PSB).
O nome do novo presidente foi costurado em um acordo envolvendo o governador Elmano de Freitas, o senador Cid Gomes e o ministro da Educação, Camilo Santana (PT). Ele também teve apoio de Evandro Leitão.
Antes do acordo, porém, o processo para a escolha do novo presidente da Assembleia chegou a estremecer a aliança de Cid com Elmano. Isso porque, até então, o nome apoiado pelo governador era o do deputado estadual Fernando Santana (PT), candidato derrotado à prefeitura de Juazeiro do Norte nas eleições deste ano.
Cid, no entanto, se opôs à escolha, e no dia 15 de novembro chegou a anunciar o rompimento com o governo estadual. O movimento levou Fernando Santana a retirar seu nome da disputa no dia 22. No dia 23 de novembro, Elmano então anunciou o nome de Romeu Aldigueri como o novo candidato da base governista à presidência da Assembleia. Romeu Aldigueri (PDT) foi eleito na manhã do dia 02 de dezembro de 2024.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: