No vídeo, é possível ver um homem passar atrás do veículo no instante da explosão. Apesar da força da explosão, ele não sofreu nenhum ferimento. Outro vídeo mostra como ficou o caminhão após o incidente
A força da explosão danificou a estrutura de uma empresa de implementos rodoviários localizada próxima ao local.
Para entender o que pode ter causado a explosão, o g1 conversou com Eduardo Cabral, professor do Laboratório de Materiais de Construção Civil (LMCC), da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Ele esclarece, inicialmente, que o caminhão do vídeo é chamado, entre especialistas, de caminhão “cebolão”, pois carrega cimento. Já a “betoneira” é o nome dado ao veículo que carrega concreto, embora seja um nome usado popularmente para os dois tipos de veículos.
Pressão e ar comprimido

Especialista explica o que pode ter causado explosão de caminhão com carga de cimento
Eduardo Cabral descarta, de início, a possibilidade de explosão ocasionada por material combustível, já que após o impacto não houve fogo.
Ele aponta que é importante entender, primeiramente, como funciona o carregamento e o descarregamento de um caminhão como esse. Veja:
- O cimento é carregado e descarregado por meio de ar sob pressão.
- Esse ar circula pelo sistema e empurra o pó para dentro ou para fora do silo (nome dado ao reservatório do caminhão).
- Como o cimento é extremamente fino, o ar consegue carregá-lo com facilidade.
- O sistema depende de válvulas que regulam a saída do ar e do pó.
- Se uma válvula não abre corretamente (por falha do caminhão ou por erro humano), o ar fica preso no compartimento.
- Esse acúmulo gera uma pressão interna enorme, o que pode provocar uma explosão do tanque do veículo.
“Teria que fazer uma perícia e tudo, mas olhando as imagens, possivelmente esse acidente ocorreu devido a uma falha humana ou falha do componente na abertura de válvulas para o cimento e o ar saírem. Isso pode ter gerado uma pressão interna muito grande que estourou o balão do caminhão cebolão. E por que esse acidente ocorreu? Possivelmente por excesso de ar comprimido dentro do caminhão cebolão. Não foi devido ao fogo, tanto que depois que explodiu não pegou fogo, Isso aí não foi devido a um material combustível”, pontua Cabral.
Caminhão carregado de cimento explode em Fortaleza — Foto: Arte/g1
Ainda de acordo com o especialista, a fumaça vista após a explosão é o próprio pó do cimento espalhado no ar. A manutenção preventiva das válvulas do caminhão pode evitar acidentes como esse, já que uma válvula pode emperrar e não funcionar corretamente ou um funcionário pode esquecer de abri-la.
Tudo indica que houve alguma falha humana ou alguma falha mecânica nas válvulas de alívio das pressões internas do ‘Cebolão’. A gente vê nitidamente que ele explodiu de dentro pra fora, o que muito possivelmente indica uma grande pressão interna. No descarregamento desse caminhão houve um aumento grande de pressão interna, não sendo, portanto, problemas de explosões por componentes combustíveis, porque o cimento não é combustível e o cimento estava em pó
— Eduardo Cabral, especialista em Engenharia Civil
Caminhão cebolão com cimento explode no bairro Paupina, em Fortaleza. — Foto: Reprodução
Caminhão explode em Fortaleza e gera forte impacto — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:











