A diretoria do Real Madrid decidiu suspender os grandes shows no seu estádio Santiago Bernabéu localizado em Madrid, Espanha, considerado um dos mais icônicos do esporte mundial.
A decisão do clube de futebol ocorreu porque seus administradores enfrentam uma crise após a remodelação de 1,2 bilhão de euros no estádio se tornar alvo de uma ação judicial motivada pela revolta dos moradores.
O projeto bilionário de reformas pretendia transformar o espaço em uma área multiuso para grandes eventos, mas foi impedido após as reclamações sobre barulho excessivo. No entanto, o clube argumenta que as multas devem ser aplicadas aos promotores de shows já que o estádio é alugado para as apresentações. Mesmo assim, a pressão pública levou os diretores a suspender temporariamente todos os eventos.
A mobilização dos vizinhos gerou uma série de multas contra os organizadores dos shows que somam mais de 2,6 milhões de euros.
A confusão foi motivada logo após as duas apresentações da americana Taylor Swift em maio do ano passado. Os shows atraíram mais de 120 mil expectadores e causaram grandes transtornos para os moradores do famoso bairro de Chamartín.
O presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, minimizou o impacto financeiro da suspensão dos eventos afirmando que a movimentação financeira das apresentações musicais representam apenas 1% do orçamento anual do clube. No entanto, a paralização do plano bilionário causa prejuízos para todos os envolvidos. Em 2022, a empresa americana “Sixth Street” adquiriu o direito de participação dos lucros do estádio por 20 anos após um aporte de 360 milhões de euros, destacou o jornal britânico especializado em negócios “Financial Times”.